top of page

Setembro Amarelo e os cuidados com a saúde do idoso


O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que visa a conscientização da população sobre esse grave problema e formas de evitá-lo. E também é importante fazer uma abordagem desse assunto no contexto do envelhecimento. 💛


Alguns fatores como a falta de interação social, problemas de saúde, a perda de senso de utilidade, somada a perdas ou ausência de familiares/amigos, pode levar o idoso a um quadro depressivo, em alguns casos até mesmo ao suicídio.


No momento de pandemia em que estamos vivendo esse quadro tende a piorar. Os idosos, por serem grupo de risco para a COVID-19, estão lidando com o constante medo da morte e isolamento social.


É preciso ficar atento a sinais de que o idoso pode estar depressivo, como: não querer comer, se recusar a tomar remédios, ter sono e humor alterados, isso pode indicar uma ideia suicida.


Mas e como ajudar um idoso nesse momento? Escutar é o principal método de ajuda para uma pessoa que passa por um pensamento como esse. Contudo, o auxílio profissional também é muito importante para melhorar esse quadro.


O centro de valorização da vida (CVV) oferece um serviço online de escuta, via chat ou telefone, 24 horas por dia. Basta ligar 188 ou acessar o site: www.cvv.org.br.


Nunca silenciar e menosprezar o sofrimento de um idoso, ajude a quem te acolheu durante a vida toda. 💖

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page