MUSICOTERAPIA X TERCEIRA IDADE

“CRER NA MÚSICA É ACREDITAR NA POSSÍVEL HARMONIA ENTRE OS HOMENS”

Edgar Willems


O musicoterapeuta é o profissional com formação em nível superior responsável por conduzir o processo musicoterapeutico. É uma terapia internacionalmente conhecida como atividade clinica no âmbito das profissões na área da saúde.

O tratamento realizado é a junção de composições, ritmos e batidas que quando utilizados de forma correta, trazem inúmeros benefícios a vida e autoestima dos pacientes. O musicoterapeuta usa a música para reabilitação física, mental e social individual ou em grupos.

Com música podemos trazer memorias afetivas, no idoso tal terapia estimula o cognitivo e a motricidade, através da criatividade, dos sons, comunicações, dos movimentos e da música é possível resgatar e fortalecer características pessoais e sociais que proporcionam envelhecimento saudável e melhor qualidade de vida. No envelhecimento, estudos mostra bastante eficácia no retardo da degeneração do cérebro através de propostas que estimulam criatividade, memória, atividade motora, qualidade de vida e bem estar.

No filme VIVA A VIDA É UMA FESTA, é retratado o poder em que a música pode ter sobre um idoso, a Mama Coco no filme, ao escutar novamente à música que era cantada pelo seu pai em sua infância, que por anos não a escutou, ficou imensamente feliz e resgatou lembranças das mais felizes em seu coração.






Bibliografia

https://www.seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/14348/15441

https://acvida.com.br/familias/musicoterapia-para-idosos/

© Solary Ville. Produzido por Petit Comunicação

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco