top of page

Como manter o sistema respiratório saudável na terceira idade?

O inverno está chegando, e com ele aumentam as preocupações com a saúde e problemas relacionados ao sistema respiratório.


Entender as causas do aumento das doenças pulmonares entre a população idosa e adotar hábitos saudáveis cada vez mais cedo, contribuem para aumentar a longevidade e a qualidade de vida na Terceira Idade.


Veja dicas que o Solary Ville trouxe pra vocês, sobre como preservar a função dos pulmões longo da vida, especialmente durante a terceira idade:

Mantenha uma rotina diária de exercícios físicos, como dança, hidroginástica, pilates e esportes.

Adote uma alimentação saudável, com a inclusão de verduras, frutas e outros alimentos com efeito antioxidante. Lembre-se de que a suplementação de vitaminas não se compara a uma boa alimentação.

Evite fumar. As substâncias químicas do cigarro aumentam o stress oxidativo das células, causam alterações genéticas e disfunções celulares, como o encurtamento dos telômeros, estruturas responsáveis por impedir o desgaste do material genético. O desequilíbrio molecular e celular agrava o quadro das doenças pulmonares, como enfisema e bronquite crônica (DPOC), câncer de pulmão e fibrose pulmonar idiopática.

Tenha em mente que falta de ar (dispneia), tosse ou cansaço não são normais da idade. Procure um pneumologista diante dos sintomas.


Se gostou das dicas, compartilhe para que mais pessoas também conheçam essas informações

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page