top of page

5 exercícios para estimular a mente dos idosos!

No decorrer do tempo, é comum ter dificuldades de lembrar de algumas coisas na Terceira Idade. Porém, você sabia que é possível estimular a memória e o raciocínio com alguns exercícios bem simples:


Por isso o Solary Ville separou 5 dicas para estimular a mente dos idosos: Jogos de memória: Assim como um músculo, se você não exercitar o cérebro, ele pode perder a força. A memória também funciona assim! Então abordar jogos de memória, caça palavras, quebra cabeças, sudoku, xadrez e damas, são uma ótima opção para estimular a mente.


Incentivar a leitura: Além de enriquecer o vocabulário, melhora o armazenamento de dados novos. E quando a obra for finalizada, peça para o idoso contar o enredo do livro para continuar o estímulo.


Realizar pequenos desafios diários: Escovar os dentes com mão diferente da de costume, ir ao supermercado com a lista memorizada em vez de escrita, são alguns dos simples desafios que podem auxiliar no fortalecimento da memória.


Aprender um novo idioma: Aprender algo novo é eficaz para desenvolver a memória, além de prevenir doenças, como demência e depressão.


Incentivar a prática de dança ou teatro: A dança e o teatro exigem a memorização de falas, movimentos, coreografia e diversas outras instruções. O exercício pode ser divertido, mantém o corpo ativo e ainda fortalecer a memória.


Os exercícios são simples, divertidos e podem envolver a família toda. Utilize essas dicas para melhorar a qualidade de vida do seu familiar!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page