SETEMBRO AMARELO

" VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO(A)


No tema de hoje, vamos falar sobre a prevenção do suicídio nos idosos, que por muitas vezes são ignoradas as possibilidades desse ocorrido, pois se leva em conta que por ser idoso, já passou as maiores frustrações de sua vida, porém se esquecem que com a idade vem as limitações tanto físicas quanto cognitivas e o saber que a finitude se aproxima, que o colocam em vulnerabilidade e em risco de desenvolver a depressão. O isolamento social, afastamento de seus familiares, dores, transtornos psicológicos, são alguns dos fatores que podem levar o idoso ao estágio depressivo e por sua vez tirar sua vida.

Em 2018 com um estudo realizado, mostrou que o suicídio entre idosos com mais de 70 anos, supera a taxa de 8,9 mortes por 100 mil habitantes nos últimos 6 anos, sendo que a taxa média nacional é de 5,5 por 100 mil. Entre os jovens dos 5 que cometem suicídio eles fazem parte de um grupo de 20 que tentaram, já os idosos entre 2 um deles acabam efetivando o suicídio, portanto mostra que nessa faixa etária de idade, se tem mais certeza do que querem, levando em considerações seus pontos de vista.

A atenção nesse familiar, quando ele verbaliza sua dor, apresenta confusão mental, se isola, faz relação a ele ao velho em que não há mais utilidade, portanto é muito importante, estimular esse idoso, a fazer atividades cotidianas, mostrar a ele que ele é amado, está vivo e pode fazer o que quiser dentro de suas limitações, são pontos para anima-lo.


A família Solary te deseja um forte abraço, fique tranquilo logo mais estaremos todos juntos.


© Solary Ville. Produzido por Petit Comunicação

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • TikTok
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco